Xanxerê recebeu o Encontro de Coros
0No dia 17 de agosto, grupos musicais abebeanos estiveram reunidos na afiliada em Xanxerê (SC) para a edição catarinense do Encontro de Coros FENABB em 2019. O evento, que trouxe como tema “Sobre a criança que existe em nós”, reuniu coralistas das AABBs de Criciúma, Descanso, Maravilha, Pinhalzinho, São José do Cedro e, a anfitriã, Xanxerê. Trazendo muita sonoridade, os corais apresentaram canções eternizadas nas vozes de artistas brasileiros e de outros países. A organização contabilizou a presença de aproximadamente 250 pessoas.
Abrindo os trabalhos, a mesa foi composta e contou com a presença dos seguintes membros:
– Pedro Carvalho Martins, Vice-Presidente Administrativo da FENABB;
– Adeluir Adriano, Presidente do CESABB-SC;
– Bruno da Silva Filho, Vice-Presidente Administrativo/Financeiro do CESABB-SC;
– José Vilmar Bertoldi, Presidente do Conselho Fiscal do CESABB-SC;
– Sérgio José Laste, Conselheiro Microrregional da MR I do CESABB-SC;
– Jaison Kesler, Conselheiro Microrregional da MR II do CESABB-SC;
– Ivorlei Fontana, Conselheiro Microrregional da MR III do CESABB-SC e integrante do Conselho Deliberativo da FENABB;
– Aldaneves Mantelli Clezar, Conselheiro Microrregional da MR IV do CESABB-SC;
– Valmir Luiz Dill Ruckhaber, Conselheiro Microrregional da MR V do CESABB-SC;
– Edmar Sudatti, Gerente do Banco no Brasil em Xanxerê;
– Fernando Henrique Formighieri, Presidente da AABB Xanxerê;
– Everton Ceron, Presidente da AABB Criciúma;
– Lis Karlyne Lauschner, Presidente da AABB São José do Cedro;
– Carolise Cheila Balbinot, Presidente da AABB Descanso;
– Neiva Severgnini Budde, Presidente da AABB Maravilha.
Fizeram uso da palavra, o Presidente do CESABB-SC, Adeluir Adriano; o Vice-Presidente Administrativo da FENABB, Pedro Carvalho Martins; o Gerente do Banco do Brasil, Edmar Sudatti; e o Presidente da AABB Xanxerê, anfitriã do evento, Fernando Henrique Formighieri.
Abrindo as apresentações da noite, o CORAL FENABB VOZES DO GIRASSOL. Criado em 2002 numa parceria FENABB, AABB São José do Cedro e Centro Municipal de Educação Girassol, atualmente conta com mais de 25 participantes, com idade entre 06 e 10 anos, sob regência do professor Loreno Eckert.
O coral apresentou as seguintes composições: A vida é (Autor desconhecido), Para não dizer que não falei das flores (Geraldo Vandré) e Você é responsável (Autor desconhecido).
O segundo grupo da noite a se apresentar foi o CORAL FENABB MARAVILHA. Criado em março de 2017, tendo como regente o Maestro José Roth e 25 integrantes, cantando músicas em português e alemão. Em 2018, mudou o perfil das músicas cantadas e com a súbita partida do Maestro, o coral passou a ser regido por sua filha Raquel Cristina Roth. Atualmente, conta com 18 integrantes.
O coral apresentou as seguintes composições: É preciso saber viver (Erasmo Carlos, arranjo José Alex Fernandes), Sapato Velho (Claudio Nucci e Paulinho Tapajós, arranjo Devani Leandro e adaptação Cristiano Prestes) e Guri (Julio Machado da Silva e João Batista Machado, arranjo Gil da Roca Sales).
Dando sequência a programação, o CORAL ECOAR FENABB DESCANSO, que possui 40 integrantes com idades entre 6 e 15 anos. Implantado em Junho de 2018, possui coordenação da regente Caroline Ferreira de Lins e apoio de André, Ivete e Vanda. O coral tem como lema a frase do filósofo Aristóteles, “A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e eleva acima de sua condição”.
Apresentaram as seguintes composições: Tijolinho por Tijolinho (Junior Gomes, Vinícius Poeta e Daniel Caon), Minha Essência (Thiago Brado) e Asa Branca (Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga).
Seguindo, o CORAL PROFESSOR JOSÉ ROTH, da AABB Pinhalzinho, que teve seu início em Janeiro de 2017 e também contava com a regência do professor José Roth (em memória). Atualmente, conta com 23 membros entre adolescentes e adultos e é regido por Raquel Cristina Roth.
O coral apresentou: Nas manhas do sul do mundo (Daniel Lucena, Grupo Expresso Rural), Desgarrados (Mário Barbaré) e Grandioso és tu (Gerson Rufino, Harpa Cristã).
O penúltimo grupo a se apresentar foi o CORAL FENABB SANTA BÁRBARA, que teve a sua origem através do grupo de jovens do bairro Santa Bárbara em Criciúma, incentivados pelo padre italiano Agostinho Caputi e em 2017 passou a receber o apoio do Sistema AABB.
Com a regência do Maestro Evander Gomes, o coral apresentou as seguintes composições: Alma Corzón Y Vida (autoria de Adrián Flores Alván e arranjo de Neri Milanez), Onde estão os tamborin (autoria de Pedro Caetano e arranjo de Neri Milanez), Ritmo da chuva (autoria de Demétrius e arranjo de Neri Milanez), e finalizaram com um pout pourri de músicas da década de 60/70.
Encerrando as apresentações, chegou a hora do coral da AABB Xanxerê, anfitriã do evento. Criado em 2005, o CORAL CÊNICO DE MÃOS tem como principal objetivo atender crianças e adolescentes, unindo a AABB e a comunidade, levando a arte da música através da Língua Brasileira de Sinais.
Neste ano, o Coral criou o espetáculo Ela Donella, baseado nos 10 princípios básicos que regem o Estatuto da Criança e do Adolescente. Foi criado a partir de um sonho e fez todos os presentes sonharem, embarcando em uma viagem ao tempo de criança e fazendo refletir sobre todas que tem os seus direitos roubados na infância.
Foi uma noite incrível! O Encontro de Coros arrancou dos presentes muitos sorrisos…
…e aplausos!
Finalizando o encontro, os participantes foram premiados com um belíssimo troféu de participação.
Simplesmente fantástico. De parabéns todos os integrantes, maestros e maestrinas e a AABB anfitriã; agradecer a dedicação da Sônia na organização do evento, a presença do Gerente do BB e do Vice-Presidente da FENABB, além do reconhecimento à dedicação e trabalho dos Presidentes das AABBs – Lis, Neiva, Carolise, Ismael, Everton e Fernando, grandes incentivadores dos corais.
Adeluir Adriano, Presidente do CESABB-SC
O CESABB-SC reforça as palavras de seu presidente e agradece à todos os presentes, pelos momentos super especiais vivenciados neste dia 17 de Agosto de 2019.